Um total de 88.317 alunos de 1.248 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte participa da Prova Brasil 2011, que segue até a próxima sexta-feira (11) em todo o país. A aplicação das provas está sendo feita através de parceria do consórcio CESP/CESGRANRIO e Diretorias Escolares das Secretarias Estadual e Municipais de Educação. Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a prova Brasil tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo Sistema Educacional Brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Composta por provas de Português e Matemática, a avaliação não tem o objetivo de avaliar o aluno, mas de fornecer dados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que também tem como referência a Taxa de Aprovação dos alunos na escola. O IDEB é um dos principais indicadores de referência da qualidade da educação no Brasil. Os resultados deste ano só devem ser divulgados pelo MEC entre os meses de Junho e Julho de 2012.
Participam da Prova Brasil, todos os alunos do 5º e 9º ano de toda a rede pública, além de uma amostra de alunos do ensino médio e outra amostra de alunos da rede privada. De acordo com Afonso Gomes, coordenador da Prova Brasil no Estado, essa divisão é necessária porque para o ensino fundamental da rede pública o IDEB é calculado por escola, já no ensino médio e em toda a rede privada o índice calculado é um resultado que avalia a rede de ensino em geral.
Com relação ao resultado do IDEB, é uma matemática composta por números que levam em consideração o resultado da Prova Brasil e a Taxa de Aprovação. Este último quesito é uma média de aprovação dos alunos divididos por blocos: média de aprovação dos alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º do ensino fundamental e a média de aprovação do 1º ao 3º ano do ensino médio.
A expectativa da Seceretaria de Educação do Estado é de que o estado mantenha a tendência de crescimento que vem se verificando nos últimos IDEBs, apesar do Rio Grande do Norte estar bem abaixo da média do país e da região Nordeste. "A média em todo país vem aumentando e, no Estado, essa tendência não é diferente. O MEC estabeleceu metas para alcançar até o ano de 2021, que é de 06 pontos, média semelhante aos índices alcançados pelos países desenvolvidos. As projeções feitas pelos matemáticos indicam que a educação brasileira vai alcançar esse patamar", disse Afonso Gomes.




0 comentários:
Postar um comentário