Brinquedos, roupas novas, jogos eletrônicos. O corre-corre que antecede o Dia das Crianças já começou e com ele o crescimento das vendas na economia potiguar. Segundo Adelmo Freire, superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), o último fim de semana já registrou um crescimento considerável nas vendas, principalmente nos setores com produtos específicos para o público infantil e estima, até a data, um crescimento de 7,5% das vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
"Essa data, comemorada no próximo dia 12 de outubro, inicia o bom período de vendas no comércio potiguar e nacional. É a partir do dia das crianças que os empresários começam a sentir o movimento para as vendas do fim do ano, que são o termômetro para as vendas do Natal", afirma.
Adelmo Freire acredita a greve dos bancos vai prejudicar um pouco o comércio, mas não pode mensurar o quanto isso vai interferir em números nas vendas já para agora. "Não temos como falar em números reais sobre os reflexos da greve dos bancos nas vendas do dia das crianças. É claro que ela interfere no comércio, pois o dinheiro deixa de circular. Teremos um pouco de inadimplência, agora os reflexos de uma greve em uma data comercial só poderá ser analisado posteriormente", enfatiza.
Da mesma forma, para a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), o comércio da capital pode esperar um bom movimento nestes dias que antecedem o Dia das Crianças. Segundo uma pesquisa que acaba de ser finalizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), ligado à Fecomercio, nada menos que 79,5% dos consumidores pretendem comprar presentes para a garotada.
Conforme pesquisa realizada pelo órgão, entre os entrevistados que estão dispostos a ir às compras para o Dia das Crianças a maioria tem intenção de gastar em média R$ 50 (47,6%). Aqueles que admitem um gasto entre R$ 51,00 e R$100 somam 29,8% do universo pesquisado. Outro dado curioso é que 66,1% dos consumidores deixaram para fazer as compras na mesma semana da data.
Na pesquisa que ouviu 600 pessoas, a cada 10 entrevistados, seis afirmaram que pretendem comprar brinquedos. Citando itens como variedade de opções, comodidade e segurança os entrevistados apontaram os shoppings como o local preferido para as compras (citados por 52,3%). Além do brinquedo, o segundo artigo mais lembrado para presentear os pequenos são os itens de vestuário (21%), seguido por calçados, com 6,5%. Outros itens mencionados são os eletrônicos (videogame, computador, celulares), com 6% das respostas.
Sem querer fazer dívidas, mais da metade dos natalenses (56,2%) pretende adquirir os presentes à vista. A segunda forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito, preferido de 39,4%.
A pesquisa também procurou saber se os pais e responsáveis pretendem levar a garotada para algum tipo de passeio na data.Neste quesito, 39% dos ouvidos confirmou que pretende sim fazer isso e disse que, pesarão na escolha do lugar: boas opções de diversão/lazer (43,9%), escolha do filho (33,6%) e preço (11,7%).
Os pesquisadores do IPDC também pediram aos entrevistados uma comparação de gastos de 2011 com 2010. Nada menos que 41,2% afirmam que irão gastar, em média, um valor maior do que no ano passado. Por outro lado, 25,6% garantem que gastarão o mesmo valor.
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