quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ministério Público investiga exercício ilegal da medicina


São Rafael - O caso do estudante de Medicina flagrado no dia 10 de setembro pelo Conselho Regional de Medicina dando plantão como se já fosse médico no Hospital e Maternidade Antônio Ferreira Sobrinho, em São Rafael, será investigado pela Promotoria de Justiça do município.

A investigação foi iniciada após ter sido encaminhado ao MPE um ofício do Creme-RN, acompanhado de CD-room e fotos, informando que um acadêmico de Medicina foi encontrado realizando plantão no hospital. O fato foi noticiado no JORNAL DE FATO.

O Creme-RN informou que, além de São Rafael, outros municípios também contratam estudantes para atuar como médico e pede que a população denuncie, considerando que se trata de um risco muito grande para a saúde da população.

Sobre a investigação, a Promotoria de Justiça de São Rafael informa que o secretário municipal de Saúde de São Rafael, Walmilson S. Braz , confirma que o estudante realiza plantões no referido hospital sem ter concluído o curso de Medicina.

O estudante cursa o 10° período de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que também recebeu comunicação do Creme-RN, com pedido de providências. Ao DE FATO, a universidade informou que iria averiguar o quadro.

O inquérito requisita ao diretor do Hospital e Maternidade Antônio Ferreira Sobrinho e ao secretário municipal de Saúde de São Rafael que sejam remetidas, em um prazo de até 15 dias, informações contendo a escala dos médicos plantonistas do ano de 2011 e a escala dos demais profissionais da área de saúde que compõem a equipe do plantão.

Também está sendo solicitada cópia das fichas de atendimentos realizados no mês de setembro de 2011 e das atas dos plantões dos dias 9, 10 e 11 de setembro. Não existe prazo fixo para concluir a investigação em São Rafael. Sobre as outras cidades, o Creme/RN informa que atua de acordo com as denúncias que vem recebendo e o Ministério Público depois que recebe a comunicação oficial do Creme/RN, conforme aconteceu sobre São Rafael.


0 comentários: