terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lula passa por exames para saber se câncer está localizado somente na laringe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, internado no hospital Sírio Libanês para o tratamento de um câncer na laringe, passa agora por um exame de alta precisão para localizar eventuais focos de células cancerosas no organismo. Lula está sendo submetido a um exame de PET-Scan, também conhecido como PET-CT, uma espécie de tomografia de última geração que analisa todos os órgãos. Segundo o médico Raul Cutait, do hospital Sírio Libanês, é a primeira vez que o ex-presidente faz esse exame, mas a equipe que trata de Lula já descartou, por meio de outros exames, a existência de outros tumores além do que foi identificado na laringe, na região acima da glote, com 2cm a 3cm de diâmetro.

Cutait explicou que esse exame vai mostrar como está o funcionamento do organismo de Lula:

- No caso de Lula já está confirmado que não há outros tumores. O exame está sendo feito para se ter um "baseline" (uma base de dados) do paciente - disse ele.

- Ele está bem, disposto, preocupado, como sempre, com os problemas nacionais -disse Cutait, sem entrar em detalhes.

O tumor de Lula foi considerado de média agressividade e ele está sendo tratado, no primeiro momento, com quimioterapia. Sessões de radioterapia devem começar em janeiro. Ontem, depois de receber a presidente Dilma Rousseff, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, Lula foi visitado pelos filhos Luiz Cláudio e Fábio Luiz. O ex-presidente está acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e deve receber alta ainda esta tarde.

O tratamento de Lula, segundo sua assessoria, tem sido custeado por convênio médico privado. Ele é tratado por uma junta de médicos do Sírio Libanês e do Hospital AC Camargo, instituição pública especializada em câncer.


0 comentários: