quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rosalba descarta racha com Fafá, apoio ao PSB e reafirma nome do DEM


A governadora Rosalba Ciarlini descartou ontem, após a instalação do Governo do Estado no Casarão Lili Duarte - sede da Vice-Prefeitura -, duas possibilidades que estão sendo postas pela oposição: o rompimento com a prefeita Fafá Rosado (DEM) e o seu apoio ao projeto político da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). Ao ser perguntada por repórteres sobre distanciamento com Fafá, Rosalba disse que o questionamento não merecia resposta. "Estou na casa da prefeita, que me recebeu, e essa pergunta não merece resposta", disse. Sobre apoio a Larissa, Rosalba respondeu que o Democratas de Mossoró terá candidato próprio à Prefeitura e que o nome indicado será o vencedor das eleições de 2012.

O clima de harmonia política entre Fafá e Rosalba ficou evidente ontem. A governadora foi recebida pela prefeita no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, onde estavam o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) e a bancada governista da Câmara Municipal de Mossoró. Rosalba e Fafá almoçaram juntas e a governadora, em seu discurso na sede interina do Governo do Estado em Mossoró, disse que Fafá tinha sido ágil em disponibilizar o casarão Lili Duarte para acomodar o Executivo estadual.

Apesar de se negar a responder perguntas de cunho político, Rosalba Ciarlini não teve como se esquivar do tema. Na coletiva com a imprensa mossoroense, a governadora deixou claro que a visita frequente que a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto (DEM), fará em Mossoró não tem recado político ou indicação de que Kátia será a candidata do DEM à Prefeitura de Mossoró no próximo ano.
"Kátia é um excelente nome, excelente profissional. Ela virá sempre a Mossoró, assim como qualquer secretário. Ela foi minha auxiliar quando fui prefeita e também prestou serviços à prefeita Fafá Rosado, e não foi à toa que a convidei para assumir a Secretaria de Infraestrutura do Estado", disse a governadora, acrescentando, contudo, que sua auxiliar integra um grupo, é eleitora e pode votar e ser votada.

Coincidentemente, a secretária Kátia Pinto é a única auxiliar estadual que contará com um escritório em Mossoró a partir de agora. A explicação do Governo é que ela precisa acompanhar as obras realizadas pelo Estado em Mossoró, como o Complexo Viário da Abolição e outras que serão iniciadas: Centro Administrativo que acomodará o Detran, Central do Cidadão e o terminal rodoviário, além da escola tecnológica no conjunto Walfredo Gurgel, duplicação da RN-013 (Mossoró/Tibau), a Estrada da Castanha e outras.

PRESENÇA
A vinda da governadora Rosalba Ciarlini a Mossoró reacendeu o aspecto político relacionado à instalação do Governo do Estado em Mossoró. Tanto que ontem, na solenidade realizada no casarão Lili Duarte, as prefeitáveis governistas estavam presentes e dividiram a cena com a também prefeitável da oposição, deputada estadual Larissa Rosado: Kátia Pinto, vereadora Cláudia Regina (DEM) e Larissa ficaram sentadas bem próximas, na primeira fila. A vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM), também apontada como provável nome à sucessão de Fafá Rosado, estava ao lado da governadora e de Fafá.

PSD E TCE
A governadora Rosalba Ciarlini não vê que a criação oficial do PSD, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite da terça-feira passada, 27, seja motivo de desavença entre o DEM e o vice-governador Robinson Faria, que passa a controlar o novo partido no Rio Grande do Norte.
Ao ser indagada sobre a posição do senador José Agripino, presidente nacional do Democratas, acerca do PSD, Rosalba Ciarlini foi taxativa. "Essa é a questão: será que o PTB foi a favor? O PMDB? Todos querem se fortalecer, mas não existe essa história de distanciamento", disse, acrescentando que vê a oficialização do PSD com naturalidade. "É natural que tenhamos partidos e torço para que todos possam contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte", comentou.
Sobre a indicação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem uma vaga com a aposentadoria do conselheiro Alcimar Torquato, Rosalba afirmou que a pessoa a ser indicada deverá ter experiência e "disposição de prestar um grande serviço ao Rio Grande do Norte."

Obras anunciadas atendem as expectativas de Mossoró
O anúncio de obras e ações do Governo, dentro das festividades da Abolição da Escravatura em Mossoró, atende as expectativas do Município. "Quero agradecer essas obras e dizer que entendo que tudo deve ser gradativo", reconhece a prefeita Fafá Rosado, para quem a instalação do Governo em Mossoró terá reflexo em municípios das outras regiões vizinhas. A mesma opinião tem a vice-prefeita Ruth Ciarlini, destacando que essas ações são apenas o começo de um Governo que está vencendo as dificuldades para fazer cumprir os compromissos assumidos com os potiguares.
No entendimento do vice-governador Robinson Faria, a governadora Rosalba Ciarlini faz justiça trazendo benefícios para seus conterrâneos e oestanos. "É uma demonstração justa de gratidão", completa.

Para o presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior, a descentralização do Governo mostra o compromisso de Rosalba com Mossoró e o interior. "A Câmara não apenas apoia, mas aplaude, por entender que essas obras movimentarão a economia e o setor social de nosso município e região".
Ao chegar ao Palácio da Resistência, sede do Executivo municipal, a governadora, que foi prefeita três vezes, disse que se sentia à vontade, voltando para sua terra com a mesma disposição de trabalho. "Estou muito feliz em poder dizer aos meus irmãos mossoroenses e norte-rio-grandenses que os projetos e ações já estão acontecendo para mudar a vida dos potiguares, como havíamos nos comprometido", afirma, entusiasmada, diante da receptividade.

Rosalba Ciarlini foi recepcionada também pelo deputado Leonardo Nogueira e pelos vereadores Francisco José Júnior, Cláudia Regina, Manoel Bezerra, Ricardo de Dodoca, Claudionor dos Santos, Maria das Malhas, Zé Peixeiro e Chico da Prefeitura.
Durante a instalação do governo, Rosalba assinou convênios e termos de compromissos para obras nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente e desenvolvimento rural.

*Fonte: DeFato


0 comentários: