Foto: Reprodução (Juiz Luís Praxedes, do Ceará, Cancelou 13 questões do Enem). |
Foto: Reprodução (Juiz Luís Praxedes, do Ceará, Cancelou 13 questões do Enem). |
Foto: Divulgação (Google Imagens) |
Foto: Divulgação (Google Imagens) |
Foto: Reprodução (Google Imagens) |
Foto: Reprodução (Google Imagens) |
Foto: Reprodução (Lula foi diagnosticado com Câncer) |
O hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.
Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado,
O médico Paulo Hoff, da equipe que atende Lula, afirmou ao G1 que ele "está ótimo", mas apresentava "rouquidão acima do normal", o que motivou os exames.
Segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto Lula, organização não-governamental do ex-presidente, ele iniciará o tratamento na próxima segunda. De acordo com nota da entidade, Lula esteve nesta sexta no hospital em razão de dores na garganta.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
Na última quinta (27), o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora,
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
BOLETIM MÉDICO - 29/10/2011 - 11h00
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês,
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs.
Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira - Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão - Diretor Clínico"
O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura desenvolve o programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) do Programa Minha casa Minha Vida.
É um modelo de financiamento que concede subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ao beneficiário (pessoa física), para a construção de unidade habitacional em área rural, auxiliando na aquisição de material de construção.
Quem receberá esse beneficio são pessoas físicas, agricultores familiares, com renda familiar bruta anual mínima de R$ 120 e máxima de R$ 10.000, que comprovem seu enquadramento no PRONAF, com a apresentação da Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP.
Carlos Cleser, secretário disse que: “através de uma reunião em Natal, a prefeita Bernardette se engajou de ajudar os agricultores do município com esse beneficio. Não custará nada aos cofres da prefeitura, apenas vamos tratar de dar toda a assistência necessária aos agricutores”.
A Romaria da Juventude na Diocese de Mossoró completa 15 anos. Ela nasceu pequena, a partir da iniciativa da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) em 1996 e, desde então, foi crescendo de tal modo que hoje se tornou um evento articulado pelo Setor Diocesano de Juventude.
Neste ano, além de celebrar os seus 15 anos de caminhada, também se vivencia o clima de pré-jornada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 no Rio de Janeiro; além de se refletir sobre o problema da violência e extermínio da juventude e de celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
A Romaria acontecerá no dia 30 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no município de Patu (RN).
Com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", a 15ª Romaria da Juventude da Diocese de Mossoró espera vivenciar um momento bonito de encontro, partilha, reflexão e muita alegria entre as juventudes de todas as paróquias.
Nos últimos anos a Romaria tem atraído a participação de aproximadamente 5 mil jovens. A organização espera, para este ano, superar esta marca devido o clima que a Diocese vive depois de ter enviado 30 delegados para a JMJ de Madri. Estes delegados realizaram toda a articulação da romaria nas paróquias e estão motivando a participação dos jovens.
Segue abaixo a programação das apresentações, shows e outras atividades da Romaria:
- Nas paróquias acontecerá vigília na véspera da Romaria.
4:30h - Chegada e acolhida dos romeiros na Igreja Matriz de Patu - RN
5:15h - Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana
6:30h - início da caminhada em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis
Entre 7h e 8h - DJ Angelus acolhe os romeiros no Santuário
8h - Intervalo para Missa do Santuário
9h30min - Banda Som do Pai
10h - DJ Angelus
Peça de Teatro
Dança de Rua
11h - Banda Swing Louvor
11h30min - Ministério Missão de Amor
12h - Benção do Santíssimo
Além desta programação estarão acontecendo simultaneamente: Exposições da história de todos os grupos de jovens da diocese, atividades teatrais no meio dos romeiros, haverá trocas de lembranças entre os jovens celebrando os 15 anos de Romaria, confissões, a confecção da cápsula do tempo para marcar esta data, entre outras atividades feitas por iniciativa dos grupos.
Fonte: Jovens Conectados via Blog Identidade Jovem
A Justiça Federal no Ceará deu prazo de 72 horas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para que se manifeste sobre o pedido do Ministério Público Federal no estado de anulação total ou parcial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana. O MPF-CE propôs, na quinta-feira, uma ação civil pública pedindo que o Enem fosse cancelado ou que as questões que vazaram na fase de pré-teste do exame por meio de apostila distribuído pelo Colégio Christus, de Fortaleza, fossem anuladas. O juiz federal Luiz Praxedes Viera da Silva só se manifestará após o prazo estipulado, que termina na manhã de segunda-feira. O MEC e o Inep informaram que já estão preparando a defesa e entregarão as informações no prazo determinado pela Justiça.
O pedido de anulação foi feito após a notícia de que estudantes do colégio cearense receberam uma apostila, semanas antes da prova do Enem, com 14 questões idênticas às do exame nacional. Os itens fizeram parte de um pré-teste do Enem, do qual alunos do Christus participaram em outubro de 2010. De acordo com o procurador, como os alunos tiveram acesso antecipado às questões, o exame deveria ser anulado porque houve violação do princípio da isonomia.
O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O Ministério da Educação decidiu cancelar as provas do Enem dos alunos do Christus. Eles terão uma nova chance de fazer o exame no fim de novembro.
O MEC confirmou que as 14 questões foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado na mesma escola. Essas mesmas questões foram cobradas na prova do Enem ocorrida no último fim de semana. Os candidatos da instituição terão que refazer a prova por determinação do MEC.
Segundo dados levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 91 estudantes da instituição participaram, em outubro do ano passado, da fase de pré-teste do Enem. O pré-teste dos itens é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Depois de aprovadas, elas são incluídas em um banco de itens utilizado para montar a prova. De acordo com o MEC, nenhum dos cadernos aplicados aos alunos do Christus foi extraviado, mas os técnicos do Inep constataram que as questões contidas nas apostilas são cópias do material aplicado em 2010. O MEC, entretanto, ainda não esclareceu como o material foi copiado.
"Constatou-se, portanto, que as questões não são de domínio público, nem muito menos que as questões do pré-teste tenham sido memorizadas pelos estudantes", disse o ministério por meio de nota. As escolas que vão participar do pré-teste do Enem são escolhidas por sorteio. Segundo o MEC, os alunos foram informados apenas de que se tratava de um pré-teste para o Banco Nacional de Itens do Inep, que auxiliaria nas avaliações aplicadas pelo órgão.
As declarações do primeiro secretário do PSB, Genildo Pereira, antes do início da convenção do partido mostram as definições para as eleições de 2012 no Rio Grande do Norte. O secretário disse que a posição do PSB será a de confirmar as candidaturas de Wilma de Faria para a prefeitura de Natal e de Larissa Rosado, em Mossoró.
O partido deve ainda reconduzir outros membros do diretório estadual e da executiva e irá reforçar o nome de Wilma e Larissa, além de outras prefeituras do estado, no congresso estadual que ocorrerá na manhã deste sábado (29). Os membros do partido esperam apenas a chegada de Wilma de Faria para o início das atividades.
O fim de semana será de alerta para o comando da Polícia Militar. Ontem, em pelo menos 12 municípios do Rio Grande do Norte houve paralisação do policiamento em viaturas em decorrência da adesão de alguns policiais ao movimento "Segurança com segurança" promovido pela Associação de Cabos e Soldados do RN (ACS/RN). A orientação da associação é de que os PMs não guiem qualquer viatura sem as devidas condições de segurança.
O comandante da instituição, coronel Francisco Araújo, garante que a questão foi solucionada, mas admitiu a existência de "plano B" para que não haja comprometimento do serviço prestado a sociedade durante o fim de semana. Na Grande Natal, Cavalaria e batalhões especiais, como BPChoque , Bope e Ronda Escolar, poderão tomar as ruas, caso haja uma negativa dos PMs de outros batalhões. Ontem, por aproximadamente três horas, o patrulhamento móvel foi interrompido na zona Sul de Natal e nas áreas em que os policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motos) atuam em complementaridade aos batalhões de área. Apesar de relatos de parada em alguns municípios do interior, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel PM Francisco Reinaldo, afirmou não ter havido e/ou sido comunicado sobre o fato.
Foram registradas paralisações, segundo a ASC/RN, nos 1º, 3º, 5º e 9º batalhões da capital, além da Rocam. Na Grande Natal, os municípios atingidos foram Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante. No interior, as cidades foram Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assu, Santa Cruz e Nova Cruz.
Alguns policiais que atuam diretamente nas viaturas - entrevistados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE - reclamam da falta de condições dos carros. Problemas em pneus, rolamentos, amortecedores são relacionados como fatores de risco no exercício diário do ofício. Também argumentam que não podem dirigir os veículos, pois, segundo o Código Nacional de Trânsito, os condutores precisam ter um curso específico para guiar veículos usados para atender a situações de emergência de emergência. O Comandante da PM rebate essa última informação dizendo que as viaturas não se enquadram na categoria de veículos de urgência, como prevê o Contran.
No final da manhã de ontem, policiais da Companhia de Policiamento Turístico (Ciptur) estavam reunidos em frente ao posto da unidade na rua Presidente Café Filho, praia do Meio, discutindo sobre a impossibilidade de permanecer fazendo patrulhamento naqueles veículos. "Desde cedo não tem patrulhamento na orla", informou um deles. No acostamento, três viaturas estavam paradas. A M-T 11, M-T 13 e M-T 14, esta última que apresentava um fio elétrico como fechadura da mala.
MOVIMENTO
Os policiais militares iniciaram na tarde da quinta-feira (27) o movimento "Segurança com segurança", a partir do qual os profissionais da polícia ostensiva reivindicam condições necessárias para o trabalho nas ruas em segurança, como coletes balísticos e armas para todos, além da manutenção das viaturas. O presidente da ACS, Cabo Jeoás, afirma que 80% das cidades do interior do Estado não possuem condições mínimas para trabalho e segurança dos profissionais.
SALÁRIOS
Além de pedir melhores condições de trabalho, a ACS negocia aumento salarial com o Governo do Estado. A proposta das entidades representativas dos policiais e bombeiros militares é de um salário de R$ 3.447 para o soldado, o que equivale a 20% do salário do coronel - com valor de R$ 17 mil. Esse aumento seria dado de forma parcelada de 2012 até 2014. A proposta apresentada pelo Governo é uma remuneração de R$ 2.700 com parcelamento estendido até 2015.
Está marcada para a próxima terça-feira (01) uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Anselmo Carvalho, a secretária interina de Administração, Suely Pimentel, e Obery Rodrigues, da pasta de Planejamento, para que ocorra uma nova rodada de negociação.
ACS e Governo terão novo encontro
O comandante da PM, Coronel Francisco Araújo, caracterizou o movimento como pontual e resultado da atuação de alguns membros da corporação que possuem interesses políticos. "Não existe uma preocupação estritamente administrativa ou relacionada às condições de trabalho", apontou o coronel.
O presidente da ACS/RN, Cabo Jeoás, justificou que tal afirmação de representantes do Governo é uma reação desesperada e irresponsável em encarar e resolver os problemas de uma categoria. "O movimento acontece após meses de tentativas para se obter condições de trabalhar em segurança", afirmou.
INVESTIMENTOS
O comandante da PM/RN, informou que a partir de segunda-feira 52 novos veículos estarão disponíveis para que os policiais dêem continuidade ao patrulhamento e
Coronel Araújo acrescentou que a aquisição de coletes e armamento também está em vias de solução. "Já foi autorizada a compra de 1.100 coletes para a tropa. A licitação já foi aberta".
O convênio entre governos potiguar e paulista para concessão de 13 mil pistolas também foi salientado pelo gestor como mais uma iniciativa para atender a algumas das reivindicações dos colegas de farda. "Cada policial terá sua própria pistola", arrematou.
CRIME
O comandante da PM/RN esclareceu que a negativa do agente de segurança em desempenhar suas atividades se constitui em infração contra o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar e, dependendo do procedimento adotado, até crime previsto no Código Penal Militar. No primeiro caso, o policial responde administrativamente ao ato, desde uma repreensão até a exclusão da corporação. No âmbito criminal, caso seja condenado pela auditoria militar, é sentenciado a um período de reclusão em estabelecimento próprios para policiais militares.