Portal Maracajá Online

Nossa cidade em vista aérea.

Portal Maracajá Online

Nossa cidade em vista aérea.

Portal Maracajá Online

Uma bela paisagem de nossa cidade ao amanhecer.

Portal Maracajá Online

Nossa cidade em vista aérea.

Portal Maracajá Online

Uma bela paisagem de nossa cidade.

domingo, 20 de novembro de 2011

“O Terreiro da Fazenda”, a mais nova Casa de Shows do Alto Oeste, vai ser inaugurada no dia 26 de novembro

Foto: Reprodução (Cartaz)
Vai ser inaugurada no próximo sábado (26), a mais Nova Casa de Shows do Alto Oeste potiguar. Trata-se do “Terreiro da Fazenda”. O ambiente foi feito com exclusividade para os amantes do “rela bucho”. Ele está localizado no Sitio Várzea Nova, na divisa entre os municípios de Pau dos Ferros e Encanto. Para sacudir a poeira do “Terreiro da Fazenda”, já estão confirmadas as Bandas Arreio de Prata, Anísio Júnior e Menina Safada. Serão OITO horas, ininterruptas, de muito forró. 

Os organizadores do evento, capiteneados por Mobral, prevêem que serão 120 saias pra 40 paletós. Está prevista a realização de outra festa no dia 17 de janeiro 2012, durante a Festa do Padroeiro do Encanto, São Sebastião, com as atrações João Bandeira e Arreio de Prata.

O “Terreiro da Fazenda” é o lugar certo para quem gosta de um bom programa, que alia música de qualidade, entretenimento, lazer e muito amor – ingredientes que fazem bem ao coração.


*Com informações do Blog do capote.

População do RN cresceu 14,09% em dez anos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana os primeiros números oficiais do Censo 2010, e de acordo com os dados a população do Rio Grande do Norte cresceu cerca de 14,09% nos últimos dez anos, passando de 2.776.782 no ano de 2000, para 3.168.133 em 2010. 

A região Nordeste teve um crescimento populacional de 11,18% se tornando à segunda região mais populosa do País com 59.078.137 habitantes. De acordo com o censo, os dez maiores municípios do Rio Grande do Norte se mantiveram iguais: Natal (803.811), Mossoró (259.886), Parnamirim (202.413), São Gonçalo do Amarante (87.700), Macaíba (69.538), Ceará-Mirim (67.844), Caicó (62.727), Açu (53.245), Currais Novos (42.668), São José de Mipibu (39.771). A única alteração ocorrida foi no município de Macaíba, que era a sétima maior cidade do Estado, agora é a quinta maior.

Já entre os menores municípios, saem Santana do Seridó e Fernando Pedroza e entram Bodó e Pedra Preta, deixando o ranking da seguinte forma: Viçosa (1.618), Ipueira (2.074), Galinhos (2.150), Monte das Gameleiras (2.266), Timbaúba dos Batistas (2.295), Taboleiro Grande (2.317), Bodó (2.425), Santana do Seridó (2.526), Pedra Preta (2.583), e João Dias (2.601).

O Censo 2010 também informou que a população do RN é formada por 1.548.731 homens e 1.619.402 mulheres, ou seja, o estado tem 70.671 mulheres a mais que homens. A população rural do RN soma 702.694 pessoas e a urbana, 2.465.439. O IBGE informou também que dos cinco municípios brasileiros que apresentaram as maiores quedas no número populacional temos o município de Severiano Melo, no Alto Oeste, que tinha 10.579 habitantes em 2000, e agora tem 5.752.


Confira aqui os dados do RN:

Total da População (2000) – 2.776.782
Total da População (2010) – 3.168.133
Total de Homens – 1.548.731
Total de Mulheres – 1.619.402
População Urbana – 2.465.439
População Rural – 702.694
Total de Domicílios Particulares – 1.097.531
Total de domicílios coletivos – 1.551

Eleitores espanhóis vão às urnas hoje para eleger novo governo

Foto: Reprodução
Eleitores espanhóis já estão votando hoje (20) nas eleições gerais que devem substituir o atual governo socialista pelo conservador Partido Popular (PP), segundo apontam pesquisas de opinião. A crise econômica, com índices recordes de desemprego, é apontada como o principal fator para a prevista derrota dos socialistas que estão desde 2004 no poder.

O Partido Popular, liderado por Mariano Rajoy, conquistou apoio ao prometer romper com a política econômica e reduzir a taxa de mais de 21% de desemprego. As pesquisas de opinião sugerem que o PP deve obter maioria absoluta no Parlamento.

A última pesquisa do estatal Centro de Investigações Sociológicas (CIS) prevê que os conservadores elejam 195 dos 350 deputados do Parlamento. Os socialistas do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), chegariam a 121, seu pior resultado desde 1977. A estimativa do instituto de pesquisas Metroscopia para o jornal El País dá 44,8% ao PP e 30% ao PSOE.

Apesar da ampla margem de intenção de votos, o candidato conservador não provoca muito entusiasmo entre a população. Segundo a pesquisa do CIS, Rajoy inspira "pouca" ou "nenhuma" confiança em 71,3% dos entrevistados. Quase alcançando o primeiro-ministro Zapatero, que supera os 80%.

Rajoy, de 55 anos de idade, não deu muitos detalhes sobre seu plano de austeridade, mas analistas acreditam que medidas devem ser adotadas rapidamente, para tranquilizar os mercados de que o país pode honrar suas dívidas.

O líder do PP, que evitou as entrevistas coletivas durante a campanha e participou de um único debate com o candidato socialista Alfredo Pérez Rubalcaba, disse que a solução para sair da crise é "fazer as coisas bem, e o PP fará as coisas bem".

Rajoy indicou que pretende introduzir reformas trabalhistas, controlar o déficit público e apoiar pequenos empresários.

Os socialistas tentam evitar uma derrota por uma diferença muito grande. Na prévia de maio, nas eleições para os governos regionais, o PSOE, partido que dirige a Espanha há quase oito anos, teve o pior resultado de sua história.

O PP, dos conservadores, passou a governar em 11 das 17 comunidades autônomas (equivalentes aos Estados brasileiros).

A estratégia de campanha do PSOE foi isolar o primeiro-ministro, José Luis Rodriguez Zapatero, que avisou que abandonará a política depois das eleições e preferia receber todas as críticas pela crise, para preservar ao máximo o candidato de seu partido, Alfredo Pérez Rubalcaba.

O veterano Rubalcaba, ex-ministro no governo de Felipe González (1982-1996), foi escolhido em julho para a candidatura e tenta se esquivar da herança da crise com propostas como criar um imposto para ricos, eliminar cargos públicos e a introdução de incentivos à criação de pequenas empresas com isenções fiscais.

Segundo os analistas, o maior problema dos socialistas é o alto índice de eleitores que dizem optar pela abstenção na hora do voto. Ao contrário do Partido Popular, que confia no voto de seu eleitor tradicional, o PSOE teme que seus eleitores habituais, desencantados, optem por não votar.


*Com informações do Nominuto.

Músicos do Babado Novo são roubados em Parnamirim

Foto: Reprodução
Os músicos da banda de axé Babado Novo foram roubados na noite desse sábado (19) enquanto jantavam em uma churrascaria de Parnamirim.

A banda havia participado do programa Mais Folia, à tarde, e se preparavam para retornar para Salvador quando quatro homens, ainda não identificados, entraram na churrascaria e anunciaram o roubo. O saxofonista Alisson Ribeiro foi agredido com chutes e cortou o maxilar.

Os músicos registraram a ocorrência na delegacia de plantão zona Sul, mas até o momento nenhum suspeito foi detido.


*Com informações do Nominuto.

sábado, 19 de novembro de 2011

Governadora, Rosalba Ciarlini, assina convênios de drenagem e pavimentação com 22 municípios potiguares

Na manhã desta sexta-feira (18), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu prefeitos e representantes de 22 municípios do Rio Grande do Norte para formalizar a assinatura de convênios para obras de infraestrutura no estado. O valor global do convênio é de R$ 5.052.284,43, dos quais R$ 646.504,03 são de contrapartida do Governo do Estado.

Somadas as obras de pavimentação e drenagem de ruas e vias de acesso, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, mais de 100 obras serão iniciadas. Os convênios são oriundos de parlamentares da Assembleia Legislativa do RN, fruto do compromisso da governadora na liberação das emendas encaminhadas a Casa.

A governadora lembrou que a assinatura dos convênios comprovam a união entre os poderes legislativo e executivo no estado. Rosalba Ciarlini disse que “os prefeitos entenderam que os benefícios para o Rio Grande do Norte começam pela estruturação dos municípios”, comentou a líder do executivo estadual.

“A Assembleia Legislativa está caminhando ao lado dos municípios e lutando para ajudá-los de forma democrática, ajudando o governo a administrar. A assinatura dos convênios reflete a justiça, respeitando a decisão do povo independente de cores partidárias”, completou a governadora.

O presidente da Assebleia Legislativa, Ricardo Motta, enfatizou que a palavra de compromisso da governadora foi cumprida. “Todos os parlamentares que apresentaram as primeiras emendas tiveram os projetos aprovados. Portanto, nossa palavra ao executivo é de agradecimento. Os frutos dessa ação serão colhidos no futuro muito próximo”, comentou.

Estiveram presentes à mesa de assinatura dos convênios o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; senador Paulo Davim; secretário de Estado da Infraestrutura Kátia Pinto; da Segurança Pública, Aldair da Rocha; de Assuntos Institucionais, Esdras Alves; da Secopa, Demétrio Torres; e os deputados estaduais Getúlio Rêgo, Hermano Morais, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes, Poti Júnior, além do diretor do ITEP, Nazareno de Deus.


O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, participou do evento e assinou o convênio celebrado entre a Prefeitura e Governo Estadual, no valor norminal de R$ 252.629,98; sendo que R$ 130.000,00 é fruto de uma emenda individual do deputado Getúlio Rêgo e os R$ 122.629,98 serão custeados com RECURSOS PRÓPRIOS da Prefeitura.


Os municípios atendidos pela emendas são Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Bom Jesus, Brejinho, Coronel João Pessoa, Encanto, Itaú, Martins, Messias Targino, Olho D´água dos Borges, PAU DOS FERROS, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, São José de Mipibu, São José do Seridó, São Tomé, Sítio Novo, Tangará, Tenente Ananias, Umarizal e Venha Ver.


*Com informações blog do capote.

Servidores do ITEP fazem paralisação de advertência na próxima semana


Os servidores do ITEP farão uma paralisação de advertência nos dias 22 e 23 deste mês. A decisão foi tomada no último dia 08, em Assembleia da categoria, na sede do SINPOL, por causa da insatisfação com a morosidade do Governo para concluir a revisão e encaminhamento do Anteprojeto de Lei que trata do Estatuto do Órgão. 


Na greve deste ano, encerrada em fevereiro, o Estado se comprometeu a enviar o referido Anteprojeto de Lei para a Assembleia Legislativa três meses depois. Os servidores reclamam que a Proposta elaborada por uma comissão mista, com participação de servidores, representantes do Governo e SINPOL, está há meses em análise nos órgãos do Governo. 

“Precisamos saber se acataram a proposta elaborada pela Comissão ou se o Projeto de Lei que pretendem encaminhar para Assembleia sofreu mudanças”, enfatizou o presidente do SINPOL, Djair Oliveira. Com esta demora, o Projeto de Lei pode não seguir para apreciação da Assembleia Legislativa em 2011, conforme este Governo prometeu.

O Estatuto prevê a implantação de um Plano de Cargos que promova progressões salariais, além de melhorar as condições de trabalho do hoje sucateado ITEP. 

PARALISAÇÃO

Com a paralisação de 48 horas, só funcionarão os serviços mais urgentes e inadiáveis, como prisões em flagrante, necrotério e perícia em local de crime. Certidões e emissões de documentos, por exemplo, estarão suspensos. Na expectativa de contato do Governo, os servidores ficarão em assembleia permanente, se reunindo no dia 22, às 8h na sede do SINPOL, em Cidade Alta.


*Com informações Nominuto.

Comunicado Importante!


Aos nossos leitores (as), durante este final de ano o nosso blog passará por algumas modificações e alterações. Estamos mudando a nossa página, para uma melhor e fazendo com que o nosso blog passe para site(portal), o endereço continuará o mesmo, http://www.maracajaonline.com.
Desde já agradecemos a compreensão de todos!

Atenciosamente,


Equipe Portal Maracajá Online

Nem é transferido para presídio federal em Mato Grosso do Sul

O traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, acusado de chefiar o tráfico de drogas na Favela da Rocinha, localizada entre os bairros da Gávea e São Conrado, na zona sul carioca, foi transferido esta manhã para o presídio federal de segurança máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Um comboio com dez carros com apoio de 40 homens do Serviço de Operações Especiais (SOE) da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), saiu por volta das 6 horas da Penitenciária Bangu 1 com o traficante NEM e três integrantes de sua facção criminosa.

Eles foram presos pelas forças de segurança do estado, quando tentavam deixar a comunidade, após o anúncio do governo sobre a ocupação da Rocinha para a implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), que compreende ainda as comunidades do Vidigal e Chácara do Céu.

Foto: Reprodução TV Globo.

Nem e seus comparsas, Anderson Rosa Mendonça, o Coelho; Valquir Garcia dos Santos, o Carré; e o ex-policial militar Flávio Melo dos Santos, seguiram em um avião da Polícia Federal, pouco depois das 8 horas, sob forte esquema policial, para a penitenciária de Mato Grosso do Sul, onde ficará à disposição da Justiça.


*Com informações Nominuto.

MEC concede nota máxima ao curso de Medicina da UERN

O Curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) obteve conceito cinco, a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 


Assim, a unidade de ensino passou a integrar a seleta lista de 28 cursos de medicina, dos mais de 150 avaliados, a conseguir o conceito máximo no exame organizado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O chefe de Departamento do Curso de Medicina da Uern, professor Paulo Simonetti, atribuiu a conquista ao empenho de alunos e professores. "Foi uma luta muito grande desses alunos para essa vitória, que não nos traz surpresa porque vários deles antes de se formar já aparecem aprovados em concursos públicos. Também não poderia deixar de parabenizar os professores que fazem a nossa parte pedagógica ser de excelente qualidade", comemorou.

Além de Medicina, os cursos de Enfermagem dos campi avançados de Caicó e Santa Cruz também tiveram conceito máximo no Enade. Ainda na área de Enfermagem, também tiveram boa avaliação as turmas de Mossoró e Pau dos Ferros (nota 4), mesma do curso de Odontologia. 

A única nota baixa foi do curso de Serviço Social (1). A nota geral da Uern foi 3.Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor João Batista Xavier, o resultado do Enade foi positivo para a Uern. 

"A nossa Universidade caminha com dificuldades orçamentárias para tocar seus projetos, mas as cabeças pensantes conseguem se superar no papel de educadores e pensadores e com isso a Universidade segue formando quadros e pessoas aptas para colaborar com a sociedade", avaliou. 

Corte
O Ministério da Educação deu início ao processo de supervisão dos cursos com baixo desempenho nas avaliações da pasta. No Diário Oficial da União de ontem, foram publicadas as medidas cautelares que suspendem 514 vagas de 16 cursos de medicina que tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

O indicador varia em uma escala de 1 a 5 e é calculado com base no desempenho dos alunos no Enade e em outros critérios como a infraestrutura e o corpo docente da instituição. 

Os cursos que sofreram o corte determinado hoje são todos de instituições privadas de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Maranhão, de Rondônia, do Tocantins e de Mato Grosso.

O Ministério pretende suspender até o fim do ano 50 mil vagas em graduações na área da saúde, ciências contábeis e administração que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. 

Os dados do Enade 2010, divulgados anteontem, mostram que 594 dos 4.143 cursos avaliados tiveram CPC 1 ou 2. A nota 3 é considera satisfatória e os CPCs 4 e 5 indicam que o curso é de boa qualidade.


*Com informações do O mossoroense.

Violência no Rio: filho do coreógrafo Carlinhos de Jesus é morto a tiros

O filho do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, Carlos Eduardo Mendes de Jesus, conhecido Dudu, de 32 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (19) quando saía de um bar em Realengo, na Zona Oeste do Rio. 

As informações foram confirmadas pela Divisão de Homicídios do Rio. "Já temos algumas linhas de investigação, mas prefiro não divulgar", disse o delegado-adjunto da DH, Allan Duarte.

De acordo com as informações iniciais, o músico saía de bar na Avenida Marechal Fontenelle, quando foi atingido por disparos feitos por dois homens em uma motocicleta. Os criminosos, ainda não identificados, fugiram do local em seguida. 

Dudu ainda foi levado ao Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, mas não resistiu.


*Com informações do G1.